Ouves os passos? coelho não põe ovos, o Pesah comemora a libertação

Porque não pode
porque não sabe
porque vê mal
Porque é incapaz

mas (s)em ironia a explicação;
porque na origem das coisas se encontra o sentido,
porque não é o coelho que significa a Páscoa "...o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado.."
não é o coelho que segura os ovos, mas sim... "Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres..."

Porque o coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente ao redor da deusa de pés nus,
já não consegue ver os "... ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.
De facto, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã actual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

2 comentários:

Rebuçado disse...

BOA PÁSCOA, para todos os viajantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maria disse...

Beijinho, Elsa.